terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Quinhentismo no Brasil


                                                   



Mesmo que a literatura brasileira tenha nascido no período colonial, atualmente, é muito difícil determinar uma data daquele período para o surgimento da literatura brasileira, pois durante o período colonial as condições essenciais para o florescimento da literatura ainda não eram sólidas o suficiente. Essas condições iam desde um público leitor ativo até escritores para escrever os livros. Todas as obras escritas nesse período são consideradas ecos da literatura brasileira. Conforme esse ponto de vista, a literatura brasileira só surge quando os grandes centros comerciais foram criados por causa da extração do ouro emMinas Gerais.

Foram escritas algumas cartas no século XVI descrevendo a terra recém descoberta e os abitantes dela. Essas cartas são chamadas de literatura de informação, pois informavam aos governantes exatamente o que haviam encontrado. A carta de Pero Vaz de Caminha é a carta mais completa que descreve o Brasil que os europeus "descobriram"

Síntese do livro Vidas secas de Graciliano Ramos

                                                   




O livro narra a história de uma família de nordestinos que migraram por causa da seca e da pobreza, e sem dúvida a pobreza foi o principal tema abordado no livro. Um bom fato narrado no livro que comprova essa afirmação é um ato que acontece logo no início do livro, quando a família acabou de chegar em uma casa que eles julgaram estar abandonada, mas o fato é que ao chegar lá eles tem de matar um preá para comer e poder saciar e acabar com sua fome, exatamente como eles fizeram antes, tiveram de matar seu papagaio para se alimentarem de sua carne. 

É claro que o livro não aborda somente pobreza, fome e dor, aborda aspectos da cultura nordestina da época, como por exemplo o jogo que Fábio(o pai) costuma jogar com seus companheiros de bar, e para piorar a situação do coitado, ele perde todo dinheiro que juntou através de muito suor e muito trabalho por causa do jogo em que ele é viciado. 

Portanto, é um livro que vale a pena ser lido, pois quando o lemos aprendemos a dar valor às mínimas coisas que temos.

Violência na adolecência


Atualmente, no Brasil, vários delitos são cometidos por menores infratores e, por isso, faz-se necessário abrir um debate sobre a maioridade penal , uma questão polêmica em que diferentes opiniões estão envolvidas.
Em decorrência dessa violência, em 2003 os estudantes Felipe Silva e Liana foram hediondamente assassinadas, de modo que gerou uma discussão na sociedade suscitando posicionamento favoráveis e desfavoráveis em relação à maioridade penal. De acordo com ao advogado Rubens Naves, “reduzir” a idade penal é a falsa solução de um problema real”. Por outro lado o Professor de Direito Penal, Paulo José defende a urgência “da redução da maioridade penal para os 16 anos”.
Nesse Contexto, deve-se levar e conta o que reza o Estatuto da Criança e do adolescente      (ECA), o qual prevê medidas socioeducativas para solucionar e mediar problemas com a violência gerada por menores infratores. A  solução perpassa a um processo de educação que se inicia antes do nascimento dos jovens desde o pré-natal até a maioridade. Embora tais soluções são visíveis, nenhuma medida é tomada pelas autoridades nem cobradas pela sociedade.
Pode-se concluir que a violência está aumentando muito nos nossos dias, que menores estão cometendo mais e mais crimes. E o que algumas pessoas estão tentando fazer é diminuir a maioridade penal, para que com essa medida a violência diminua. Algumas pessoas porém discordam disso. E o que deve-se fazer é diminuir essa criminalidade das nossas ruas.