Foi um movimento literário que se expandiu em uma época em que a escrita não era acessível a todos. O galego-português era o idioma presente nos textos literários: Cantigas de amor, de amigo, de escárnio, de maldizer e novelas de cavalaria. No período do trovadorismo, as cantigas eram expressadas por meio de trovas as quais eram acompanhadas por instrumentos musicais. Essas cantigas também eram baseadas na realidade do trovador como " as cantigas de amigo apresentam ideias nostálgicas de um amor distante."
O período trovadoresco se deu nos séculos XII e XIII - época medieval - e havia uma sociedade feudal tendo a igreja católica como dominante. Tal dominação era exercida por diferente modos: restrição da linguagem escrita; censura nas pesquisas; controle da sociedade mediante a inquisição.
Por fim, o trovadorismo foi um marco das primeiras manifestações da literatura portuguesa e vai influenciar outros movimentos literários tais como o quietismo, no Brasil, e até hoje está presente na nossa literatura atual, especificamente, literatura de cordel.
Por: Turma 412, IFBA- campus Jequié-BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário