segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Sinopse do livro Capitães da areia



O livro, escrito por Jorge Amado, relata uma Salvador que talvez você não conheça. O romance narra as aventuras de um bando de ladrões chamado Capitães da areia, que aterrorizavam a capital baiana roubando objetos de valor em casas de pessoas muito ricas. Mas, como é esta história é um romance, possui várias ações muitas delas de amor, ação ou suspense. Enfim, se você  gosta de ler livros que tenham um pouco aventura ou talvez que possuam um pouco de ação no meio, você lerá, com certeza, o livro certo.


Leia o livro clicando no link abaixo:

http://www.culturabrasil.pro.br/zip/capitaesdeareia.pdf

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Novo acordo ortográfico




Foi um acordo realizado entre oito países que falam português com o objetivo de padronizar a ortografia da língua portuguesa, pois todos esses países que adotaram o português como idioma principal, desenvolveram maneiras muito diferentes de escrever.

Não houve na nossa história somente um acordo ortográfico. Em 1911 houve um acordo que por muito tempo os Brasil não aceitou a mudança, mas depois de alguns anos acabou se adaptando e cedeu a nova reforma.  Em 1971 também houve algumas mudanças no português da época, palavras como Flôr e êle, perderam o acento.

Por fim, devido aos diferentes modos de se falar e de escrever em português no mundo, foi decidido padronizar algumas regras da língua para manter uma comunicação mais fácil de se entender entre esses oito países.

Por: Gabriel Luiz

Trovadorismo





Foi um movimento literário que se expandiu em uma época em que a escrita não era acessível a todos. O galego-português era o idioma presente nos textos literários: Cantigas de amor, de amigo, de escárnio, de maldizer e novelas de cavalaria. No período do trovadorismo, as cantigas eram expressadas por meio de trovas as quais eram acompanhadas por instrumentos musicais. Essas cantigas também eram baseadas na realidade do trovador como " as cantigas de amigo apresentam ideias nostálgicas de um amor distante."

O período trovadoresco se deu nos séculos XII e XIII - época medieval - e havia uma sociedade feudal tendo a igreja católica como dominante. Tal dominação era exercida por diferente modos: restrição da linguagem escrita; censura nas pesquisas; controle da sociedade mediante a inquisição.

Por fim, o trovadorismo foi um marco das primeiras manifestações da literatura portuguesa e vai influenciar outros movimentos literários tais como o quietismo, no Brasil, e até hoje está presente na nossa literatura atual, especificamente, literatura de cordel.   


Por: Turma 412, IFBA- campus Jequié-BA